14/06/2017 - 17:40 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Ribeirão Preto ganha novo parque na Zona Sul da cidade
Ribeirão Preto ganha novo parque na Zona Sul da cidade - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

O Über Parque Sul “Roberto Francói”, inaugurado nesta quarta-feira (14/06), é um parque design de 14 mil m² que integra um complexo de
55 mil m² de moradia na Zona Sul da cidade. Entre as novidades estão os brinquedos inclusivos, voltado para cri ...

Ribeirão Preto (SP), 14 de junho de 2017 – O Über Parque Sul “Roberto Francói” foi, oficialmente, inaugurado nesta quarta-feira (14/06) em Ribeirão Preto pela Prefeitura de Ribeirão Preto. Construído pelas empresas Bild Desenvolvimento Imobiliário, Perplan Urbanização e Empreendimentos e CP Construplan, o parque está localizado na rua Cezário Gonçalves, no perímetro das avenidas Wladimir Meirelles e Carlos Consoni, na zona sul da cidade. Estará aberto à população das 6 às 20 horas todos os dias. Durante cinco anos, a manutenção do local ficará por conta das três empresas responsáveis pela construção.

De acordo com Rodrigo Saccarelli, diretor da Bild Desenvolvimento Imobiliário, o parque é um presente que as empresas oferecem à cidade em parceria com a Prefeitura. “Trata-se de um parque construído com recursos da iniciativa privada, aberto à população e com várias novidades para a diversão de toda a família, rodeado por muito verde e conforto”, explica.

“Esse empreendimento é para toda a população de Ribeirão Preto. O espaço será mais um fator a se agregar ao planejamento moderno e inovador do Bosque das Juritis, espaço urbanístico mais harmônico da cidade, criado pela Perplan em 2000. O bairro garantiu impulso econômico para o município, pois oferece, em um só lugar, opções de moradia, de trabalho e de lazer com praticidade e segurança”, afirma Rafael Batista, gerente de Incorporação da Perplan.

Este é o primeiro parque design do Estado de São Paulo, inspirado nos maiores parques do mundo, com mais de 14 mil m² de área verde em todo o seu entorno. O projeto teve a assinatura do arquiteto Marcus Cotrim. A proposta do Über Parque Sul “Roberto Francói” é oferecer lazer para os moradores da região e visitantes em um espaço aconchegante, moderno e único na cidade, graças ao desenvolvimento inteligente das áreas verdes e do paisagismo inovador, baseado nas últimas tendências mundiais.

O Über oferece vários espaços de bem-estar, entre eles, um mirante com vista para a região, wi-fi gratuito em todo o parque, miniteatro de arena, espaços para caminhada e corrida com 450 metros, área própria para passeio com animais (com bebedouro), aparelhos de ginástica, circuito de bike kids, espelhos d’água e parque infantil com brinquedos inclusivos, além de outros atrativos.

INSPIRAÇÕES
Em 2013, Francisco e Damian Ribas, arquitetos de Barcelona (ES), uniram-se ao escritório brasileiro Cotrim Arquitetura, dos sócios Marcus e Márcio Cotrim. Desde então, colaboram profissionalmente na Espanha e no Brasil. Entre os projetos, frutos dessa simbiose, destacam-se em especial os de caráter conceitual, como o Über Parque Sul “Roberto Francói”.

Segundo Rodrigo Saccarelli, o projeto da criação de um parque design para Ribeirão Preto foi inspirado em algumas cidades do mundo – referências quando o assunto é lazer e diversão. “Entre elas estão Nova Iorque, Barcelona e Seul, que abrigam parques diferenciados”, destaca ele, citando o High Line, um famoso parque linear que fica a 8m de altura e atravessa três bairros, construído em uma via férrea elevada em Nova Iorque; o Parque Güell, em Barcelona, desenhado por Antonio Gaudí, com seu grande jardim de 15 hectares e elementos arquitetônicos que imitam movimentos da natureza; e o parque Seul Skygarden, na Coreia do Sul, inaugurado recentemente, que reutilizou uma rodovia abandonada no centro da capital sul-coreana e desenvolveu parque linear de 16 metros de altura e mais de 24 mil plantas.

A arborização da região também está sendo incrementada. Bild, Perplan e CP Construplan estão implantando um projeto que prevê o plantio de 244 novas espécies na região, sendo 17 tamareiras, 34 jerivás, 73 ipês (roxo, branco e do morro), 18 quaresmeiras, 20 palmeiras de manila, 18 washingtonia, duas patas de vaca branca, quatro buganvilia, 54 pau-mulatos e quatro pitangueiras. A primeira etapa desta ação já foi concluída e a segunda está em andamento.

NOVIDADE – BRINQUEDOS INCLUSIVOS
Entre os diferenciais do Über Parque Sul “Roberto Francói” estão os brinquedos inclusivos. Este é o único local da cidade com acessibilidade para a diversão de crianças de 0 a 14 anos com e sem deficiência brincarem juntas. São quatro tipos de brinquedos que propiciam momentos de troca ao compartilharem as mesmas experiências entre as crianças com e sem deficiência.

Os brinquedos fazem parte do “Projeto Duda Nalini - Dia de Parque (Diversão - Integração - Acessibilidade)”, que busca oferecer opções de lazer em espaços públicos para crianças. O projeto foi criado por Selma Meneses Nalini, mãe de uma criança com deficiência chamada Maria Eduarda, a Duda, que dá o nome ao projeto. “Foi com o olhar de mãe que criei esse projeto para oferecer opções de lazer e entretenimento para todas as crianças. É no brincar, sua principal ocupação, que ela desenvolve habilidades sociais, cognitivas e comunicativas”, explica.

Segundo ela, é através da parceria com a iniciativa privada que o sonho está se tornando realidade e o “Projeto Duda Nalini” saiu do papel para ocupar espaços públicos e, principalmente, a agenda das famílias. “Queremos colocar brinquedos inclusivos, cedidos por empresas, em parques públicos, com livre acesso à população”, conta.

AS EMPRESAS
A Bild Desenvolvimento Imobiliário é uma empresa moderna, com 10 anos de atuação, que atua com incorporação, construção e vendas com sedes em Ribeirão Preto, Bauru, Franca e Araraquara. Traz em seu perfil um DNA que caracteriza uma multiplicidade de empreendimentos residenciais, comerciais e hoteleiros. Em 2016, a Bild entrou para as “100 Maiores Construtoras do Brasil”, eleita pelo Ranking ITC (Inteligência Empresarial da Construção), uma entidade que acompanha a evolução do setor da construção. A Bild participou, em 2015, da pesquisa realizada pela Revista PME (Pequenas e Médias Empresas / Exame 2015), feita em parceria com a consultoria Delloite, e foi indicada como a primeira do ramo da construção civil que mais cresceu no interior de São Paulo e a quinta no país. Pelo quarto ano consecutivo, a Bild obteve a renovação das certificações ISO 9001 e PBQP-h nível A, que garante qualidade da empresa e de seus produtos de acordo com padrões de exigência nacionais e internacionais. A Bild também faz parte da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), que representa, nacionalmente, as empresas de incorporação imobiliária, fortalecendo o setor e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país e de suas cidades. Com 34 empresas participantes, a Bild é a única empresa associada do interior do Brasil.

O principal objetivo da Perplan é desenvolver empreendimentos e loteamentos em sinergia com seus valores corporativos, como a criação de novos bairros, com um rigoroso planejamento urbano, arquitetônico e ambiental. Entre os empreendimentos já lançados estão Condomínio-Clube Grand Raya, Condomínio-Clube Urban, Bosque das Juritis, Condomínio das Magnólias, Condomínio Manacás, Village Monet, Upper Ribeirão, Villa Romana, Condomínio-Clube Jardim Sul – Fases 1, 2 e 3, Parque Sul, Van Der Rohe e Portal da Mata (Ribeirão Preto), Villa Piemonte, Villa Toscana e Villaggio de Firenze (Franca), Residencial do Bosque e Residencial Cidade Jardim (Pirassununga), Parque Manacás (Mococa), Jardim Ville de France (Bebedouro) e Quinta do Monte (Monte Alto).

Atendimento: Bild Desenvolvimento Imobiliário
Verbo Nostro Comunicação Planejada
Tel. (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas: Andréa Berzotti, Luciana Grili e Valter Jossi Wagner