01/03/2017 - 16:05 - #INCorporativa*
Explorando os limites dos roteadores - protegendo a casa conectada
Explorando os limites dos roteadores - protegendo a casa conectada - #INCORPORATIVA*

Roteadores são dispositivos muitas vezes negligenciados, porém, capazes de fazer mais do que poderíamos perceber - mais do que apenas conectar nossas casas e dispositivos com a Internet. No entanto, como eles são o ponto conectado central, são suscetíveis aos mesmos ataques que qualquer dispositivo de IoT. No mês passado, usando o produto Avast Wi-Fi Inspector, examinamos 132 milhões de equipamentos conectados da nossa base de usuários Avast global para verificar o seu status de segurança e descobrimos:

22% dos usuários Avast têm algum tipo de vulnerabilidade no software do roteador (Rom-0, CWE-79, etc.)

40,73% dos usuários Avast têm vulnerabilidade no software do roteador ou senha fraca / padrão ou rede aberta

O conceito do que chamamos de \'Chime\' partiu da ideia de que um roteador poderia acrescentar uma camada extra de segurança à casa inteligente e também atuar como hub de conexão entre os dispositivos domésticos inteligentes. Chime é uma plataforma que fica acima do roteador, tornando-o inteligente para que ele possa proteger a si e a todos os dispositivos conectados.

Já temos um parceiro nos EUA usando o Chime com o roteador que ele fabrica. O novo sistema Wi-Fi ALLY Smart Wi-Fi da Amped Wireless, que recentemente ganhou o CES Innovation Award, oferece aos usuários uma camada extra de segurança para os dispositivos IoT, controles parentais e filtros de conteúdo para todos os seus clientes através de um aplicativo móvel fácil de usar.

O Chime também pode fazer mais. No protótipo demo exibido no Mobile World Congress 2017, foi demonstrado como é possível fazer o roteador atuar também como um hub doméstico inteligente, facilitando a interação entre os dispositivos inteligentes numa casa. No nosso cenário, um roteador habilitado para usar o Chime atua como uma ligação entre uma câmera IP e a smart TV da casa.

Funciona assim: imagine que você está em casa sentado e assistindo TV quando alguém chega à porta da frente. Aí, a câmera acionada por movimento (que também pode ser uma campainha inteligente) começa a transmitir a imagem do visitante para o seu roteador Chime. O roteador vai pegar esse vídeo e irá exibi-lo como sobreposição ao que você estiver assistindo na TV, permitindo que dois dispositivos previamente separados se comuniquem e tornando simples para você controlá-los a partir de uma única tela.

Esta demo curta é apenas uma pista do que um roteador habilitado para o Chime será capaz de fazer para a casa IoT do futuro. Ao permitir que seus dispositivos inteligentes domésticos se comuniquem uns com os outros, o roteador permitirá que você crie qualquer cenário personalizado que puder imaginar, limitado apenas pelos dispositivos que você possui.
Data de inclusão: 01/03/2017
Fone: ()