16/02/2017 - 15:40 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Encontro do Núcleo de Contadores de Histórias acontece no próximo sábado (18)
Encontro do Núcleo de Contadores de Histórias acontece no próximo sábado (18) - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

O Programa, que é permanente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, reúne participantes para uma dinâmica de contação e exercícios com foco na capacitação da atividade. O escritor em destaque do dia é Ricardo Azevedo, homenageado pela 17 ...

Ribeirão Preto (SP), 16 de fevereiro de 2017 – No próximo sábado (18), das 9h às 12h, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove mais um encontro do Núcleo de Contadores de Histórias. A atividade é gratuita e acontece na sede da Fundação, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América.

Sob o comando da atriz Míriam Fontana, o Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação se reúne para fomentar experiências, contação de histórias e planejamento para a sequência de atividades programadas. É aberto e os encontros acontecem uma vez por mês, sempre no último sábado, com exceções em meses em que há feriados, como em fevereiro em virtude do Carnaval. A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC.

Segundo Míriam, os encontros deste ano serão mais focados em \"exercícios do contar\", com a ideia de envolver cada vez mais os participantes no hábito de contar histórias. “Além disso, adotamos um enfoque para histórias dos escritores incluídos nos outros projetos da Fundação, como o “Combinando Palavras” e a Feira do Livro”, revela a atriz.

No próximo encontro, o grupo trabalhará com obras de Ricardo Azevedo, autor infantojuvenil homenageado pela 17ª Feira Nacional do Livro. O escritor é também ilustrador, compositor e pesquisador paulista. Nascido em 1949, é autor de vários livros para crianças e jovens. Tem, além disso, dado palestras e publicado estudos e artigos a respeito de temas como o discurso popular, literatura e poesia, problemas do uso da literatura na escola, cultura popular, música popular brasileira e questões relativas à ilustração de livros. Neste ano, Ricardo Azevedo participará da Feira Nacional do Livro e estará presente em várias atividades previstas na programação do evento.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal. Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.

Atualmente, a diretoria da Fundação é representada pela jornalista, educadora e escritora, Adriana Silva na presidência; Edgard de Castro (advogado e cineasta) como 1º vice-presidente e Nelson Jacintho (médico e escritor) é o 2º vice presidente, além de equipe com oito profissionais, um conselho com 22 membros e prestadores de serviços na área de comunicação.

Informações para a Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: