26/09/2016 - 16:34 - Palas Athena
Teatro do Sesc Vila Mariana recebe 35ª Semana Gandhi
Teatro do Sesc Vila Mariana recebe 35ª Semana Gandhi - PALAS ATHENA

Com o tema “Há algo mais na vida do que ganhar velocidade” a atividade trará palestras e expressões artísticas indianas
 ...

São Paulo, 2016 – No dia 04 de outubro, às 19h no teatro do Sesc Vila Mariana acontece a 35ª Semana Gandhi. Esta atividade é uma realização da Associação Palas Athena em parceria com o Sesc, com o Consulado Geral da Índia e com a cooperação da Unesco.

Mahatma Gandhi foi um líder servidor, multiplicou no mundo a resistência não violenta inspirando líderes como Martin Luther King e Nelson Mandela. O tema do evento são palavras ditas por Gandhi quando se iniciou a construção de ferrovias na Índia, mas se faz tão atual neste momento de voracidade da internet, dos prazos cada vez mais curtos, a falta de tempo para refletir sobre nossas ações e relacionamentos. É um convite à reflexão sobre qual emerge a qualidade das nossas relações.

O encontro será aberto pela cantora Rita Braga e o músico Dino Barione e com o discurso do Professor indiano Dr Makarand R. Paranjape da Universidade de Jawaharlal Nehru University. Em seguida se dará a mesa temática, \"Há algo mais na vida do que ganhar velocidade\", com a Professora Dra. Denise Ramos e o médico e professor José Romão Trigo de Aguiar. O encerramento ficará a cargo da artista e professora do estilo Odissi de dança Indiana Silvana Duarte e os seus bailarinos, do Studio Padmaa.

35ª Semana Gandhi
Data: terça-feira, 4 de outubro de 2016
Horário: 19 horas
Local: Sesc Vila Mariana
Endereço: Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo (SP)
Mais informações: (11) 3050-6188
Retirada de ingressos nas bilheterias do Sesc no dia do evento, a partir das 14h. Limite de 2 ingressos por pessoa.

Sobre os palestrantes

Makarand R. Paranjape
É professor da Jawaharlal Nehru University em Nova Delhi, Índia. Obteve a graduação, mestrado e doutorado em universidades de renome na Índia e nos Estados Unidos, tendo recebido inúmeros prêmios e distinções acadêmicas. É professor visitante em diversas universidades no Oriente, na Europa e nos Estados Unidos. Autor, poeta, tradutor e editor. Entre centenas de pesquisas e artigos publicados, destacamos seus trabalhos sobre Gandhi, não violência, Hind Swaraj e a espiritualidade da Índia moderna.

Denise Gimenez Ramos
Profa. Dra. Titular do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica e Coordenadora do Núcleo de Estudos Junguianos da PUC-SP. Analista membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Membro da Academia Paulista de Psicologia Cadeira no. 27. Foi vice-presidente da International Association for Analytical Psychology em Zurich. Autora de vários livros e artigos. Palestrante internacional, esteve recentemente como conferencista em Moscou, Zurique, Montevideo e Ottawa. Autora dos livros: A Psique do Corpo, Os Animais e a Psique - do Simbolismo a Consciência, entre outros.

José Romão Trigo de Aguiar
Médico homeopata, psicoterapeuta e professor de Ética e Filosofia do Oriente e Ocidente da Associação Palas Athena. Fundador da Soc. Univ. Médica de Estímulo à Pesquisa (SUMEP). Professor do Curso de Formação de Terapeutas – FONTE, do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em “Jogos Cooperativos” – UNIMONTE e do Curso de Especialização em Medicina Comportamental – ligado à UNIFESP; Membro da Diretoria do Instituto de Cultura Homeopática – Escola de Homeopatia. Coordenador do Projeto Social Agentes de Cidadania (capacitação de jovens) – IAKAP. Coautor do livro Homeopatia da coleção Para Saber Mais – Editora Abril.

Sobre os artistas:

Dino Barione
Guitarrista, natural de Santo André, tem como estilos fundamentais o jazz e o choro. Executa também guitarra, bandolim, violão de sete cordas, violão de aço, violão de 12 cordas, cavaquinho, viola caipira e piano. Estudou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Em 2016 lançou seu primeiro CD solo instrumental, Ladainha, abrangendo suas próprias composições além de outras que fizeram parte de sua formação musical, ele assina também os arranjos e a direção musical.

Rita Braga
Cantora com atuação em diversas áreas: canto coral, teatro musical, festivais, gravações, educação musical... Além de carreira solo iniciada em 1997 voltada para a MPB e o jazz, é integrante do consagrado grupo de World Music Mawaca com quem já se apresentou na Europa, Ásia, América Latina e por todo Brasil.

Silvana Duarte
Bailarina solista com formação profissional em dança clássica Odissi, yoga, balé clássico e moderno, jazz e reeducação do movimento. Nos últimos 21 anos dedicou-se exclusivamente à arte Odissi e marcou importante presença no cenário artístico brasileiro e indiano com seus solos. Na Índia apresentou programas de repertório Odissi, acompanhada por orquestra de músicos tradicionais do estilo em importantes teatros de Nova Delhi. Estudou Odissi com renomados Gurus na Índia tais como: Protima Bedi, Bijaiyni Satpathy e Surupa Sen no Nrityagram, entre outros.

Sobre a Associação Palas Athena
Nas suas quatro décadas de atividade permanente, como organização da sociedade civil sem fins lucrativos, a Palas Athena presenciou e tornou-se palco de grandes transformações culturais, educacionais e sociais no Brasil, motivadas por sua vocação de contribuir para aprimorar a convivência humana por meio de ações educativas que visam consolidar redes de participação cidadã, nas quais tradição, inovação e transformação articulam-se para desenvolver o potencial criativo, inclusivo e solidário da sociedade brasileira.

Informações à imprensa
Priscila Fonseca - priscilafonseca@palasathena.org.br