22/06/2016 - 14:23 - #INCorporativa*
Tecnologia desenvolvida pela Scopus permitirá autenticar usuário pelo padrão biométrico de movimento - #INCORPORATIVA*

A Scopus está apresentando no CIAB FEBRABAN 2016 - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, que se realiza nesta semana (de 21 a 23/06), em São Paulo, uma nova tecnologia de identificação de atividades e detecção de padrão biométrico de usuários. A novidade - que conquistou o Prêmio eFinance na categoria Inovação - permitirá, no futuro, acrescentar um nível adicional de segurança à autenticação de usuários de serviços financeiros e de comércio eletrônico, entre outras aplicações.

“O modo de andar pode indicar características únicas de uma pessoa”, afirma Reginaldo Arakaki, gestor da área de Consultoria e Inovação da Scopus. “Com a tecnologia que estamos desenvolvendo, a ideia é utilizar os sensores embarcados no smartphone do próprio usuário para coletar dados que permitem identificar a atividade que está realizando e, no futuro, poderão ser usados para definir o seu padrão biométrico de movimento”, acrescenta.

Nesta primeira etapa do projeto, as informações capturadas pelos sensores do dispositivo móvel - acelerômetro, GPS etc. - permitem reconhecer atividades como andar, correr, pedalar ou movimentar-se dentro de um veículo (carro ou ônibus). Utilizadas em conjunto com algoritmos de recomendação, essas informações poderão ajudar a sugerir um produto ou serviço a um cliente, em um momento oportuno, por exemplo.

A evolução do projeto prevê a combinação dos dados captados pelos sensores do smartphone com algoritmos de detecção de padrão, em desenvolvimento pela Scopus. “Isso permitirá obter um padrão biométrico de movimento do usuário, que poderá ser usado em sua autenticação durante uma transação online, o que dará mais segurança a esse processo”, explica Arakaki.

Essa será a primeira aplicação do Brasil baseada em tecnologia de autenticação pelo padrão de caminhar do usuário.
Data de inclusão: 22/06/2016
Fone: ()