Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

08/06/2016 - 16:42 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Cortella e Dimenstein são atrações da Feira do Livro neste domingo em Ribeirão Preto
Cortella e Dimenstein são atrações da Feira do Livro neste domingo em Ribeirão Preto - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Filósofo e jornalista participam, no domingo (12), às 10h30, no Theatro Pedro II, de um bate-papo sobre o livro que escreveram juntos “A Era da Curadoria – O que importa é saber o que importa!”. No mesmo dia acontece também o Salão de Ideias com João ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Ribeirão Preto (SP), 8 de junho de maio de 2016 – Reconhecida como um dos maiores e mais importantes eventos culturais do país, a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto inicia suas atividades no dia 12 de junho e reúne uma programação diversificada voltada para todos os públicos. A feira vai até o dia 19 e acontece simultaneamente em diferentes pontos da cidade. A programação do primeiro final de semana do evento contará com a participação de dois grandes nomes do universo da educação brasileira, o filósofo Mario Sergio Cortella (autor educação homenageado) e o jornalista Gilberto Dimenstein. Também são destaques do dia, o empresário João Naves (patrono) e Carlito Azevedo, na Sessão Jabuti.
A Feira é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com patrocínio Ouro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e patrocínio Prata da Gás Brasiliano e Savegnago Supermercados.
O encontro de Cortella e Gilberto Dimenstein acontece a partir das 10h30, no Theatro Pedro II. Os educadores irão debater alguns pontos envolvendo o livro que escreveram juntos, intitulado “A Era da Curadoria – O que importa é saber o que importa!”.

Jornalista especializado na área de educação e novas habilidades do profissional do futuro, Gilberto Dimenstein já recebeu importantes premiações como o Prêmio Nacional de Direitos Humanos e o Prêmio Criança e Paz do Unicef. Criador e coordenador pedagógico da Cidade Escola Aprendiz, um laboratório de inovações pedagógicas em São Paulo, o jornalista foi indicado pela Unesco como referência mundial de inclusão social pela educação.
Mario Sergio Cortella é filósofo e mestre em educação, já tendo atuado como professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Secretário Municipal de Educação de São Paulo. Indicado como autor de educação homenageado desta 16ª edição da Feira do Livro, o filósofo tem mais de 15 livros publicados sobre variadas questões.
Além do bate-papo pela manhã, Cortella volta ao palco do Pedro II no mesmo dia, às 18h30, para realizar sua conferência, assim como já havia feito na última edição da feira.
Durante todo o domingo (12) haverá uma programação completa para os diferentes tipos de público, tal como em todos os dias da Feira. Segundo a coordenadora de programação do evento, Laura Abbad, neste ano o livro foi priorizado como elemento de sustentação das atividades da agenda cultural. “Ao pensarmos a programação para a edição deste ano apenas redirecionamos o olhar para ampliar o destaque ao livro, à obra premiada e ao conteúdo literário”, explica.
Laura acrescenta que há espaço também na Feira do Livro para diversas oficinas voltadas a educadores, que foram planejadas para destacar temas relevantes e frequentemente esquecidos na sociedade como o feminino, a cultura afro-brasileira e o negro na literatura. “Todas atividades direcionadas para agendamento de escolas públicas também foram priorizadas no momento de pensarmos a programação”, acrescenta. Para ela, o grande desafio é promover conteúdos que as pessoas queiram inserir em suas agendas diárias, em sua rotina e participar ativamente.


OUTRAS ATIVIDADES DO DIA
OBS> Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

Contação de Histórias | Praça Carlos Gomes - A atriz Patrícia Mattioli recebe diariamente o público infantil para contar histórias de Maria Clara Machado, na Brinquedoteca, instalada na Praça Carlos Gomes.

Salão de Ideias com João Naves | 9h | Auditório Meira Junior – Patrono da 16ª Feira do Livro e criador e presidente da RTE Rodonaves, João Naves, fala de sua trajetória e do livro biográfico “Vida de Entrega”. O empresário, que se mudou para Ribeirão Preto aos 18 anos para trabalhar como vendedor de passagens, começou a carreira empreendedora fazendo entregas com uma bicicleta de carga e hoje possui uma frota de 1.800 veículos, mais de 150 unidades de negócios e conta com 6 mil colaboradores diretos e indiretos.

Janela Literária | das 9h30 às 12h30 | Sesc Ribeirão Preto – Integrando a programação da Feira do Livro em parceria com o Sesc Ribeirão, a Janela Literária é um roteiro temático pela cidade de Ribeirão Preto de aproximadamente três horas. A atividade oferece aos participantes passeios de ônibus pela cidade, observando construções, cenas, ângulos, situações e detalhes que possam servir de matéria-prima para a poesia. Roteiros: Estações da Mogiana (11/6), Memórias do Café (12/6) e Artes Urbanas (18/6). Os interessados devem inscrever-se pelo email: matricula@ribeirao.sescsp.com.br. Vagas limitadas para 25 lugares. Informações também pelo telefone: (16) 3977-4450.

Lettering | Dias 11 e 12 | 10h às 17h | Sesc Ribeirão Preto – A designer gráfica, caligrafa e ilustradora Lygia Pires ministra um minicurso de Lettering. A atividade traz o aprendizado de técnicas de desenho de letras com lápis, através de exercícios práticos. A atividade acontece no Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc.

Entrega do prêmio Mario Sergio Cortella | 11h | Café do Theatro Pedro II - Realizado anualmente, o Concurso Literário Saraiva Mario Sergio Cortella é uma realização da Fundação do Livro e Leitura em parceria com a Academia Ribeirãopretana de Letras e o Instituto do Livro, com apoio cultural do Criar Redação e a Evolua Educação. Neste ano, participam do concurso estudantes do ensino básico de Ribeirão Preto e adultos de todo o país.

Sessão Jabuti com Carlito Azevedo | 14h | Auditório Meira Júnior - De origem carioca, Carlito Azevedo se destacou logo que surgiu em meio aos escritores dos anos 90. É editor, crítico e poeta brasileiro. Cursou a faculdade de Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro, voltando sua atenção para a poesia francesa, a qual vem traduzindo regularmente. Apoiado por José Lino Grünwald, publicou seu primeiro livro “Collapsus Linguae” (1991), com o qual ganhou o prêmio Jabuti.

I Encontro de Academia de Letras | 14h | Auditório Pedro Paulo – Centro Cultural Palace - Debate sobre o mundo do livro e o universo da literatura com membros representantes da Academia Ribeirãopretana de Letras e Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto.

Arena Cultural | 14h | Praça Carlos Gomes – O grupo De Lucca Circus apresenta o show \"O Espetaculável Mundo De Lucca\", um mundo de mágica, circo e música! Contando com sinos musicais, bolas saltitantes, uma bicicleta de uma roda só e sua cartola mágica, o espetáculo explora a imaginação das crianças e diverte a todos.

Dias 12 e 19 | Teatro Simão Poeta | 16h | Praça Carlos Gomes – Apresentada por alunos da VII Turma do Curso Técnico em Arte Dramática (Grupo Ditirambo), a peça conta a história do poeta Joaquim Simão através de muita música, dança e poesia. A produção tem orientação cênica de João Paulo Fernandes, Marcelo Ribeiro e Renata Torraca.

Show A Sirene das Palavras | 21h | Theatro Pedro II – Unindo poemas e canções, o show “A Sirene das Palavras” caminha por diferentes temas como amor, humor, sonhos e nossas raízes. O espetáculo é apresentado pelo grupo Os Náuticos, formado pelo poeta e ator Alex Dias e pelos músicos Alana Moraes, Daniel Tápia, Lucas Brogiolo e Gabriel Selvage. Com uma história de trabalho pela difusão das artes, o grupo já esteve presente na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e no Festival de Arte Contemporânea Rifrazione, realizado na Itália.

Contação de Histórias | Teatro Marista | Sessões às 8h30, 10h, 14h15 e 15h30 - A atriz Tânia Alonso apresenta o universo das histórias de Maria Clara Machado, autora infantojuvenil homenageada pela Feira. As histórias “Chapeuzinho Vermelho”, “Pluft o Fantasminha” e a “Bruxinha Que Era Boa” são trabalhadas de maneira lúdica e interativa. A atividade acontecerá de segunda a sexta-feira (13 a 17/06).

Sinopse
A Feira Nacional do Livro faz parte do calendário cultural de Ribeirão Preto e região. Trata-se de uma feira reconhecida nacionalmente e consolidada como um dos mais importantes eventos do interior e uma das sete maiores feiras literárias da América Latina.
A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país. Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas. Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das ciências de Lisboa. Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local. Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.
Nesta edição, o evento mantém seus pilares associados aos princípios da democratização do acesso ao livro e à leitura ao realizar uma programação de atuação diversificada com: saraus, contação de histórias, exposições de livros, salão de ideias, palestras, oficinas, música, dança, teatro e outras modalidades.
A programação completa é gratuita e acessível a todos os públicos. Uma das características desta agenda cultural é incluir atividades para diversos locais da cidade, como escolas, instituições, bibliotecas, praças, Ongs, universidades, museu, shoppings e centros culturais na periferia. O evento atende não só a cidade de Ribeirão Preto, mas também em cerca de 25 municípios da região.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.
A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal. Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.

REALIZAÇÃO
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Patrocínio Prata da Gás Brasiliano e Savegnago Supermercados. Como mantenedores são a ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. Patrocínio Bronze da AB Triângulo do Sol, Banco do Brasil, Pedra Agroindustrial S/A, RTE Rodonaves – Transporte e Banco Itaú Unibanco. Conta também com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Centro Universitário Estácio Uniseb e Mineração Jundu. Apoio Cultural do SESC – Serviço Social do Comércio, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Santa Helena, Centro Universitário Barão de Mauá, CBL – Câmara Brasileira do Livro, Instituto CPFL, Saraiva, UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto. Tem como parceiros culturais Heurys, Livraria Travessa, Monreale Hotel, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, São Martinho, EPTV, Jornal A Cidade, CBN e G1. Apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura, Secretaria do Turismo, Secretaria da Educação, Câmara de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, Cine Clube Cauim, Atlântica Simbios, Biblioteca Altino Arantes / Fundação Educandário, Colégio Marista, Lotérica Galeria do Ribeirão Shopping, Coderp, Daerp, Transerp, Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto - Núcleo da Notícia, AMAECO – Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia, POIESIS e Oficina Cultural Candido Portinari.


Informações para a Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: Luciana Grili (16) 99152 2707, Andréa Berzotti (16) 99138 6185, Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700
Colaboração: Julio Fontes
Data de inclusão: 08/06/2016
Fone: (16) 36108659
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada
Empresa: #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Arte-Cultura-Lazer][Cidades][Eventos]
Este Release foi visto 10297 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.