Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

10/05/2016 - 14:38 - #INCorporativa*
Monja Karma Lekshe Tsomo falará sobre consumo, felicidade e escuta nos Seminários Internacionais da Palas Athena
Monja Karma Lekshe Tsomo falará sobre consumo, felicidade e escuta nos Seminários Internacionais da Palas Athena - #INCORPORATIVA*

Especialista em estudos budistas virá ao Brasil para ministrar
duas palestras em São Paulo nos dias 14 e 15 de junho ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
“A felicidade depende do sentimento de satisfação e contentamento com aquilo que você já tem. Quando desejamos mais e mais, não estamos satisfeitos. Então, entramos na ilusão de que ter mais coisas vai nos tornar mais felizes. Buda disse: o contentamento é a maior riqueza”. A fala da monja Karma Lekshe Tsomo reflete o dilema cotidiano de todos nós. Para tratar com mais profundidade de temas como consumo, escuta atenta e felicidade, a monja estará em São Paulo em junho, para ministrar duas palestras na Associação Palas Athena. Habilidade de Escuta Profunda é o tema da palestra do dia 14 de junho e Comprando Felicidade o assunto da palestra do dia 15 de junho. As inscrições já estão abertas.

Contentar-se na sociedade do descontentamento é um paradoxo. Além disso, do ponto de vista da cultura de paz, há um desafio claro em apresentar uma agenda ética sem deixar outras pessoas constrangidas por suas posições. “Ensinamos pelo exemplo. Muitas vezes as abordagens mais sutis são as mais relevantes: dar um sorriso, por exemplo, envia uma potente mensagem”, exemplifica a monja.

O consumo exacerbado, impusionador da crise atual ¬– tanto a moral quanto a financeira –, abre espaço para o aprendizado de técnicas de atenção plena, que a monja ensinará aos participantes das palestras. “Vivemos em uma economia que oferece uma série de escolhas. O que leva a gente a comprar coisas nada importantes?”, pergunta-nos a monja Karma.

Práticas de atenção abrem a possibilidade de nos tornarmos mais conscientes sobre nossos processos mentais e, assim, mais lúcidos sobre o que está acontecendo conosco e ao nosso redor. Monja Karma nos convida a prestar atenção em cada pequena escolha. “Decisões éticas são comportamentos intimamente conectados com práticas de atenção plena. Se estamos conscientes, há mais chances de tomarmos decisões éticas”, reflete. Isso significa pensar não apenas em como nossas escolhas influenciam na nossa felicidade, mas também na felicidade de todos os seres vivos.

Ela alerta, ainda, ser preciso reconhecer que nossa ilusão consumista tem como pilares nossos contatos mais próximos – se meus amigos valorizam roupas de marca ou alimentos caríssimos, seja lá o que for, e me deixo influenciar diretamente por essas decisões sem nem me perguntar o sentido delas, seguirei na ilusão consumista.

“Precisamos escutar a crise do mundo”, ressalta. Estar disponível para as histórias que as pessoas contam é o ato essencial rumo a uma escuta plural. Não apenas as histórias dos seus amigos, mas também as histórias de estranhos, com perspectivas distintas das suas. Precisamos estar preparados para nos sentir desconfortáveis. Deixar nossa perspectiva autocentrada se dissolver é praticar uma escuta atenta.


Sobre a convidada
Karma Lekshe Tsomo, especialista em estudos budistas, leciona na Universidade de San Diego (USD) desde 2000. Ela oferece aulas de Pensamento e Cultura Budista, Religiões do Mundo, Ética Religiosa Comparada, as Identidades Religiosas e Políticas na Comunidade Global, e Negociação da Diversidade Religiosa na Índia. Seus interesses de pesquisa incluem mulheres no Budismo, a morte e o morrer, ética feminista Budista, Budismo e bioética, religião e política, e o transnacionalismo budista. Ela integra bolsas de estudo e ativismo social por meio da Associação Internacional Sakyadhita de Mulheres Budistas e Fundação Jamyang, um projeto de educação inovador para as mulheres nos países em desenvolvimento, com 15 escolas no Himalaia indiano, Bangladesh e Laos.

Habilidade de Escuta Profunda
Data: 14 de junho de 2016, terça-feira
Horário: das 14h às 17h

Comprando Felicidade
Data: 15 de junho de 2016, quarta-feira
Horário: das 19h às 21h30

Local: Associação Palas Athena
Endereço: Alameda Lorena, 355 - Jardim Paulista, São Paulo (SP)
Inscrições: www.palasathena.org.br
Valor: R$ 180,00 cada palestra
Mais informações: (11) 3266-6188
Com tradução consecutiva. Vagas limitadas.


Sobre a Associação Palas Athena
Em suas quatro décadas de atividade permanente como organização da sociedade civil sem fins lucrativos, a Palas Athena presenciou e tornou-se palco de grandes transformações culturais, educacionais e sociais motivadas por sua vocação de contribuir para aprimorar a convivência humana. Faz isso por meio de ações educativas que visam a sustentabilidade de redes de participação cidadã, nas quais tradição, inovação e transformação articulam-se para desenvolver o potencial criativo, inclusivo e solidário da sociedade brasileira.


Informações à imprensa
Roseane Albuquerque
Assessora de Imprensa
(11) 3050-6188 ou 3050-6182
roseanealbuquerque@palasathena.org.br
www.palasathena.org.br
Data de inclusão: 10/05/2016
Fone: () 
Contato: Rogerio
Empresa: #INCorporativa*
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Comportamento][Sustentabilidade ][Variedades ]
Este Release foi visto 421 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.