01/04/2016 - 17:55 - #INCorporativa*
Rita Mourão, homenageada da 16ª edição da Feira do Livro, participa de bate-papo com estudantes - #INCORPORATIVA*

Ao todo serão 10 encontros com alunos das escolas das redes municipais e estaduais de ensino. Primeira palestra acontece nesta segunda-feira (04/04), às 14 horas ...

Ribeirão Preto (SP), 01 de abril de 2016 – A escritora Rita Mourão é a homenageada neste ano pela 16ª edição da Feira do Livro de Ribeirão Preto, que será realizada de 11 a 19 de junho. Como parte das homenagens, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, realizadora da Feira, lança nesta segunda-feira (04/04), projeto de visitação em algumas escolas das redes municipais e estaduais da cidade. Durante 10 semanas, sempre às segundas-feiras, às 14 horas, Rita Mourão falará com os alunos sobre sua trajetória de vida e paixão pelos livros e a leitura. Primeiro encontro será na EMEF Anísio Teixeira, no bairro Iguatemi, em Ribeirão Preto.

Segundo Iara Fonseca, coordenadora dos projetos escolares da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o projeto é mais um reconhecimento do trabalho de Rita Mourão, que tem uma história de vida surpreendente. “A ideia destas visitas é promover um encontro dos alunos com a escritora homenageada. Queremos divulgar sua trajetória de vida e incentivar os alunos a continuarem os estudos e se aprofundarem cada vez mais no mundo dos livros”, destaca.

Rita Mourão é poeta, cronista e contista premiada em Ribeirão Preto e em outros Estados. Se formou aos 60 anos de idade. Aos 56 anos voltou a frequentar a escola, no Centro Supletivo Cecília Dutra Caran e, logo após, cursou o Magistério na escola Estadual Otoniel Mota. Frequentou por vários anos o Grupo Flamboyant, dirigido pela escritora e professora Ely Vieitez e, nesse grupo, desenvolveu suas aptidões literárias. Aos 60 anos realizou seu sonho: ingressou no Colégio Metodista de Ribeirão Preto como professora de Produção e Interpretação de textos para alunos do 4º e 5º ano. É autora de cinco livros: quatro de poemas, sendo que o último foi o vencedor, em 2010, do Prêmio “Literatura nas Grandes Empresas.” Em maio de 2014 lançou seu quinto livro: “E a Palavra Habitou Em Mim”. É membro da Academia Ribeirão-pretana de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Academia Ribeirão-pretana de Educação e da União Brasileira de Trovadores. Recentemente ganhou um espaço na sala do Museu do Colégio Metodista de Ribeirão Preto, onde estão expostos seus troféus, medalhas e diplomas, referentes às suas premiações literárias.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Neste ano, a feira acontece de 12 a 19 de junho.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.
A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal. Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.
Atualmente, a diretoria da Fundação é representada pela jornalista, educadora e escritora, Adriana Silva na presidência; Edgard de Castro (advogado e cineasta) como 1º vice-presidente e Nelson Jacintho (médico e escritor) é o 2º vice presidente, além de equipe com oito profissionais, um conselho com 22 membros e prestadores de serviços na área de comunicação.

Atendimento à Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659