13/08/2015 - 15:30 - #INCorporativa*
PlayVinil apresenta Tributo a Cazuza em São Simão
PlayVinil apresenta Tributo a Cazuza em São Simão - #INCORPORATIVA*

Show já foi sucesso no João Rock, no Pedro II e no Ribeirão Moto Festival em Ribeirão Preto (SP). No próximo dia 15 de agosto, a banda se apresenta em São Simão (SP), no Theatro Carlos Gomes e inicia turnê deste trabalho que marca os 25 anos sem Caz ...

Ribeirão Preto (SP), 13 de agosto de 2015 – No próximo dia 15 de agosto a PlayVinil sobe ao palco do Teatro Carlos Gomes, em São Simão (SP) e faz o tributo ¨25 Anos Sem Cazuza¨, a partir das 20h. A apresentação marca os 25 anos que a música brasileira e milhares de fãs perderam Cazuza - compositor, cantor, roqueiro e poeta que ficou conhecido por diversas gerações com canções como Maior Abandonado, Bete Balanço, Ideologia, O Tempo Não Para, Todo Amor Que Houver Nessa Vida, Codinome Beija-Flor, Faz Parte do Meu Show e muitas outras. Para lembrar o trabalho deste eterno exagerado do rock nacional, a banda apreesenta um show de releituras de Cazuza, sob direção artística de Ricardo Fábio (Ricardinho do Grupo Nós).

Nenhum dos músicos do PlayVinil conheceu Agenor de Miranda Araújo Neto, que ficou conhecido como Cazuza e nem viveu na sua época, mas todos garantem: cresceram ouvindo músicas, que passo a passo, tornaram-se influências na carreira musical da banda. “Ouvia músicas dele em casa, através dos meus pais, mas tive contato mesmo com a figura emblemática de Cazuza em 2004 quando foi lançado o filme Cazuza – O Tempo não Para. Eu ainda era uma criança e tive que assistir a uma versão do filme com cortes. A história dele me fascinou”, conta o vocalista da banda, Pedro Grili.

O baixista Davi Lima foi influenciado por seu pai que também é músico. “Desde que nasci ouço meu pai cantando as músicas dele”. Já o guitarrista da banda, Ezio Jemma, afirma que seu primeiro contato com o trabalho de Cazuza foi quando começou a tocar guitarra. “Mal sabia eu o tanto de coisas boas que tinham por trás daquele cara”. Ele garante que “Exagerado” e “Bete Balanço” são canções que estão no repertório de qualquer menino metido a tocar guitarra. “Mas nada se compara ao descobrimento de novas músicas de alguém tão genial”, acrescenta.

Cazuza foi rotulado de rebelde, boêmio e polêmico, mas deixou um toque de genialidade na música brasileira. Essa foi uma característica que aproximou o seu trabalho ao gosto musical do PlayVinil. “Ele era irreverente, tinha um talento unânime. Na minha opinião, ninguém conseguiu marcar tanto as pessoas com seus questionamentos e com sua música. Tudo o que ele fez foi muito inovador”, comenta o vocalista Pedro.

O tecladista do PlayVinil, Felipe Ribeiro, conta que descobriu Cazuza por um caminho diferente. Ainda menino era apaixonado pelo trabalho de Cartola e procurando por vídeos do compositor encontrou a música A Vida é um Moinho, gravada por Cazuza. “Era um samba choro, adorei a interpretação que ele deu à canção. Ele era muito espontâneo”. Foi só depois disso que Felipe percebeu o legado musical do compositor. “Isso nos inspirou muito”, conta.

A porção letrista de primeira e o lado poeta foram facetas de Cazuza que criaram elos definitivos com os músicos do PlayVinil. Para o baterista Victor Grili, ele conseguiu expressar tudo que o povo brasileiro queria dizer nos anos 80 e falou a língua das massas. “São letras muito fortes e uma música muito boa”, avalia. Davi Lima também curte a força das letras de Cazuza. “Algo nas músicas que me agrada muito é quando um compositor consegue falar sobre coisas normais, clichês, de maneira única e poética”, avalia.

Para a banda, a obra de Cazuza continua viva e formando novas legiões de fãs. “Como não vivemos essa época, não sabemos a magnitude que “Ideologia” e “Boas Novas” tinham, mas só de escutá-las já da pra imaginar um pouquinho”, acrescenta Ezio.

O Tributo

O primeiro start do tributo “25 Anos sem Cazuza” começou com a regravação da música O Tempo Não Para, música que fez parte do segundo CD do PlayVinil, denominado CardioRuído, lançado no final de 2013. Depois disso, eles mergulharam na obra, na história da vida, nas influências de Cazuza. Foram seis meses para formatar um show de releituras, com arranjos inspirados nas diferentes fases do roqueiro.

Segundo Pedro Grili, a banda recriou as músicas de um ídolo. ¨Não serão simples repetições daquilo que ele tocou, mas sim a nossa forma de tocar Cazuza, sem, é claro, tirar a originalidade das canções que marcaram a vida de todas as gerações dos anos 1980 para cá¨. E o repertório é vasto. Em apenas nove anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes.

Um dos pontos originais do show está na formatação dos arranjos que foram trabalhados de forma a juntar elementos, com modulações que identificam a produção de Cazuza e as influências que ele teve ainda adolescente. O público vai encontrar músicas do roqueiro alinhavadas a partes de sons de Aerosmith, Rush, Led Zeppelin, que também remontam à origem do PlayVinil.

“Fizemos um mix das influências dele com as nossas – por conta disso há fusões de estilos e músicas de todos os tempos. Um passeio desde o rock clássico, ao jazz, à bossa nova, ao rock samba”, explica o tecladista Felipe Ribeiro. A apresentação também guarda espaço para canções autorais do grupo.

O show conta com direção artística de Ricardo Fábio, que nos anos 1980 era o vocalista Ricardinho, do Grupo Nós. Ele viveu intensamente o período musical de Cazuza nos anos 1980 e durante sua trajetória profissional ao lado de artistas como Ney Matogrosso – com quem trabalhou como produtor – pôde acompanhar de perto histórias de passagens destes artistas com o próprio Cazuza, acumulando informações e dados que vão dar ao espetáculo um profundo mergulho na história do rock nacional. Ricardo diz que falar do compositor é falar de uma geração. “Cazuza revolucionou e entrou na vida de todo mundo e o PlayVinil é uma prova de que ele é eterno¨.

Para os músicos da banda, ter um produtor que viveu a era Cazuza traz a presença do roqueiro para o show. “Como o Cazuza foi um dos ídolos do Rico, ela traz sua experiência de palco, a sua visão de músico e a vivência com a música dos anos 80 como referencial para o PlayVinil”, explica o baterista da banda.

Estão previstas ainda várias surpresas durante o espetáculo, com locuções preparadas especialmente para o show, além de depoimentos em vídeos de artistas consagrados da MPB e do Rock Nacional, dando seus testemunhos sobre a vida de Cazuza. Depoimentos como de Ney Matogrosso e Léo Jaime foram gravados especialmente para o show, que já foi sucesso em Ribeirão Preto em três apresentações: no João Rock, Theatro Pedro II e no Ribeirão Moto Festival.

O show integra o projeto SP Cities Tour que foi lançado em São Simão no último dia 25 de julho, no mesmo Theatro Carlos Gomes, com apresentação da banda The FabFakes, com um tributo aos Beatles. O projeto vai cobrir todo o interior do Estado de São Paulo em vários teatros paulistas.

Sobre o PlayVinil

O PlayVinil reúne cinco músicos. Nos vocais Pedro Grili; nas guitarras Ezio Jemma; nos teclados Felipe Ribeiro; na bateria Victor Grili; e, no contrabaixo Davi Lima. A banda está na estrada desde 2008, mas foi em 2011, que ganhou projeção por conta de shows - como sua participação na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e com o lançamento do primeiro CD. Depois vieram participações em projetos como Pelas Bandas de Ribeirão da Jovem Pan FM/Nova Digital, o que resultou na abertura de espaços para o seu trabalho em emissoras de rádios como Diário FM (Ribeirão Preto), Intersom FM (São Carlos) e Clube FM (Rio Claro). Ao todo, mais de 150 municípios já curtem a banda, principalmente as cidades de Bebedouro, Barretos, Catanduva, Taquaritinga, São Carlos, Araraquara, Franca; principais cidades dos nordeste paulista e algumas cidades do Sul de Minas Gerais.

Além disso, o PlayVinil registrou passagens em eventos como o Carnabeirão, Skol Folia, João Rock 2013, Barretos 2012/2013, Jaguariúna Country Festival, apresentações em São Paulo e mais recentemente fez o “Tributo 25 Anos sem Cazuza” no João Rock 2015.

O grupo hoje já tem fãs de todas as idades e de várias localidades, já que investe no relacionamento com seu público principalmente através das redes sociais. Para conferir o trabalho basta acessar o Facebook onde há uma página oficial da banda (www.facebook.com/playvinil).

SERVIÇO:
Show: Tributo ¨25 Anos Sem Cazuza¨ com a banda PayVinil

Data: 15 de agosto de 2015
Local: Theatro Carlos Gomes, São Simão, SP

Informações: (16) 991314277
Valor: R$ 20,00 para meia entrada e ingressos antecipados.

Classificação: Livre
Venda de ingressos
Pontos de Vendas: Loja da Marta (3984 1681) e Body Ink Tatoo (99184 3690)

Informações para a Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: Luciana Grili (16) 99152 2707, Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 e Andréa Berzotti (16) 99138 6185
Estagiário: Julio Fontes
Data de inclusão: 13/08/2015