15/04/2015 - 16:53 - #INCorporativa*
Começa arrecadação de livros para Criar Leitores
Começa arrecadação de livros para Criar Leitores - #INCORPORATIVA*

Criar Redação promove a 5ª edição do projeto. A distribuição gratuita de livros será feita a partir do Dia Mundial do Livro (23/4) - em três cidades: Ribeirão Preto, Franca e Ituverava. Interessados em doar obras podem entregá-las nas unidades do C ...

Ribeirão Preto, 14 de abril de 2014 – Pela quinta vez consecutiva, o Criar Redação realiza o projeto Criar Leitores. Desta vez, a distribuição gratuita de livros para a população acontece em três cidades do interior do Estado de São Paulo: Ribeirão Preto, Franca e Ituverava. A arrecadação de livros começou nesta segunda-feira (14) e terminará no próximo dia 22. Os postos de arrecadação são nas três unidades do Criar participantes. Já a ação nas ruas e locais públicos terá início no dia 23 - Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor.

Para quem não conhece a proposta, os livros são colocados em locais, como: praças, bibliotecas, cafeterias, parques públicos, rodoviária, entre outros pontos de grande circulação. A intenção fundamental é despertar nas pessoas a vontade de ler o livro encontrado e depois de lê-lo, deixá-lo em outro ponto da cidade para um que outra pessoa o leve e se torne um novo leitor. Os leitores recebem orientações sobre como participar nos próprios exemplares do projeto que são adesivados com ficha técnica.

Segundo o professor de Língua Portuguesa e diretor do Criar, Luiz Cláudio Jubilato, o Criar Leitores é mantido há cinco anos com a missão de despertar nas pessoas o gosto pela leitura. Outro ponto fundamental é estimular a adesão da população, criando interatividade entre os participantes. “O livro precisa circular, não há sentido em deixá-lo em estandes e bibliotecas, sem que as pessoas tenham acesso a eles e possam manuseá-los. O projeto tem funcionado nas últimas edições com grande participação popular e surpreende as pessoas”, analisa.

Para o professor, a magia da ação está no fato de que quem encontra o livro inicialmente imagina que ele foi esquecido, mas logo identifica as orientações do projeto na ficha descritiva. “A regra principal é poder levar para casa um exemplar gratuito, sem custo algum. O participante é convidado a se comprometer com a leitura do livro para só depois deixá-lo em algum lugar da cidade, para que outra pessoa possa pegá-lo e depois tomar a mesma atitude”, complementa Jubilato.

Criar Leitores
No dia 23 de abril haverá distribuição inicial de cerca de 350 livros. Entre os pontos escolhidos pela equipe do Criar são lugares de grande circulação: como praças, paradas de ônibus, parques, rodoviária, aeroporto, bibliotecas, cafés, lanchonetes. Desta vez, a novidade é o envolvimento dos estudantes. eles também foram convidados a participar, ajudando a distribuir os livros.
Os livros serão deixados propositalmente, como se tivessem sido esquecidos,em espaços diversos, sobre mesas, bancos e cadeiras. O Criar Leitores foi desenvolvido segundo um modelo europeu de circulação de livros, sem qualquer objetivo comercial.

Para quem vai doar
Segundo critérios do projeto, a arrecadação visa levantar livros em bom estado de conservação, de preferência, obras de romance, biografias, literatura infantil e contemporânea. Não serão utilizados livros didáticos e técnicos.

Ponto de arrecadação de livros – unidades do Criar
Período de arrecadação: 13 a 22/4

Ribeirão Preto
Endereço: Rua Lafaiete, 939, Centro