Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

06/10/2014 - 18:21 - #INCorporativa*
Campo Bom lança Portal do ISS eletrônico e emissão de NFS-e pelo celular
Campo Bom lança Portal do ISS eletrônico e emissão de NFS-e pelo celular - #INCORPORATIVA*

Modernizar a prestação de serviços das empresas e permitir agilidade no processo de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). Com essa finalidade, a Prefeitura lança no dia 7, às 14, uma novidade para a cidade e região: a emissão gratuit ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Modernizar a prestação de serviços das empresas e permitir agilidade no processo de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). Com essa finalidade, a Prefeitura lança no dia 7, às 14, uma novidade para a cidade e região: a emissão gratuita de NFS-e por aplicativos móveis. A NFS-e móbile está disponível para todos os prestadores de serviços já autorizados a emitir a NFS-e na cidade. Junto com a facilidade, a Prefeitura anuncia no mesmo dia, o seu Portal do ISS eletrônico (https://nfse.campobom.rs.gov.br/site/ ), um canal direto da Administração com o contribuinte e por meio do qual é permitido acesso a informações relativas ao Imposto Sobre Serviços. No evento de lançamento, imprensa, empresários e contadores terão uma demonstração das novas funcionalidades tecnológicas para a área fiscal.

Desenvolvidos e implementados pela empresa gaúcha Infisc Inteligência Fiscal, a NFS-e mobile e o Portal do ISS eletrônico trarão facilidades a prestadores de serviço e comunidade em geral além de garantir segurança à administração municipal no controle do ISS. “A Prefeitura está cada vez mais indo ao encontro das necessidades dos contribuintes com a finalidade de agilizar e facilitar processos, além de atrair novas empresas para o Município. Por meio de ferramentas modernas e tecnológicas é possível buscar o aumento da arrecadação sem aumentar impostos e ainda termos um controle mais efetivo sobre a renuncia de receita\", Fabiana Kellermann, secretária de Finanças de Campo Bom. “É uma ferramenta prática, econômica e adequada principalmente àqueles prestadores de serviços que emitem poucas notas fiscais por dia, ou que necessitam fazê-lo no local onde estejam prestando um serviço”, explica Morecy Móre, diretor da Infisc. Ele salienta ainda que a NFS-e Mobile é também uma alternativa viável e prática na ocorrência eventual de problemas de conexão à internet ou de energia na rede do prestador de serviços, podendo-se usar a comunicação 3G de um smartphone ou tablet para sua emissão.

Nota Eletrônica

A NF-e ou NFS-e, cuja utilização é obrigatória em Campo Bom, gera um arquivo eletrônico contendo as informações fiscais da operação comercial, assinado digitalmente para garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor. O arquivo é transmitido digitalmente para a Secretaria da Fazenda e tem validade igual ao das versões manuais. Os prestadores de serviços cadastrados e com seu e-mail atualizado não precisarão comparecer à Prefeitura para efetuar a migração. O sistema permite o controle completo do processo com total segurança. As novas funcionalidades da nota fiscal permitem facilidade como: impressão de um canhoto na nota fiscal; exibição de dados da transportadora, como endereço e frete; exibição de dados da obra no caso da construção civil; opção para inclusão de despesas adicionais na nota fiscal, despesas não tributadas por ISSQN como frete, almoço e lanches em hotel e pedágio; mais opções de fatura como forma pagamento (a vista, data certa, outros); e incluída a opção para pesquisar um tomador de serviço por nome na hora de emitir a nota fiscal.

A Carta de Correção Eletrônica é outra novidade. Ela permite ao prestador de serviços corrigir eletronicamente determinados campos da NFS-e. Assim, os erros são corrigidos sem a necessidade de cancelamento da nota. Não entram na possibilidade de correção erros como: variáveis que determinam a apuração do imposto (base de cálculo, valor das deduções, descontos incondicionais, quantidade ou valor dos serviços); número, série e data de emissão da NFS-e; indicação do local de tributação; indicação da responsabilidade pelo recolhimento do ISSQN; como local da obra / construção civil; e, no caso de impressão da NFS-e, esta deverá também ser impressa e anexada à Carta de Correção Eletrônica.

Para os casos onde não há a possibilidade de corrigir a nota, foi disponibilizada a funcionalidade de Substituição de NFS-e. A nota substituída será cancelada, enviando automaticamente um aviso para o tomador de serviço, contendo a data, o motivo do cancelamento e o link para acesso ao documento eletrônico cancelado. Já no caso de serviço não prestado, há a possibilidade de cancelamento. A NFS-e cancelada fica na base de dados tarjada, em vermelho, com a observação “CANCELADA”.



Recibo Provisório de Serviços

Entra em funcionamento também o Recibo Provisório de Serviços (RPS), um documento padrão, criado para ser usado por emitentes da NFS-e no eventual impedimento da emissão online da nota. A ferramenta auxiliar está disponível no portal do contribuinte e viabiliza a emissão do RPS de forma off-line, em regime de contingência ou em locais onde há a ausência de conectividade com a Internet. O prestador emitirá um RPS para cada prestação de serviços, com numeração sequencial automática dada pelo programa. Em seguida, é sua responsabilidade controlar para que ocorra o mais breve possível a sua conversão em Nota Fiscal de Serviços eletrônica, mediante o envio de arquivos à prefeitura municipal, nos prazos da legislação vigente.

Será necessário ter conexão para proceder às transmissões automáticas dos RPSs à base de dados do município, tão logo o sistema detecta que existe uma conexão ativa, para que sejam validados e se transformem automaticamente em (NFS-e).



NFS-e Mobile

Com a NFS-e Mobile, é possível emitir a nota fiscal a partir de dispositivos móveis como smartphones ou tablets. A NFS-e emitida pelo aplicativo móvel é de formato simplificado, contendo informações do prestador, do tomador e do serviço prestado. Neste aplicativo móvel somente serão emitidas notas fiscais de serviços sem substituição tributária, sendo a responsabilidade do recolhimento do ISS sempre do prestador de serviço. É permitida a emissão de somente um código de serviço por NFS-e. Ou seja, quando houver mais de um serviço a ser incluído em uma nota fiscal, deverão ser geradas tantas notas quantos forem os diferentes serviços realizados.



Ganho ambiental

A tendência de evolução do papel aos meios eletrônicos tem mais vantagens do que percebemos. Como obrigatoriedade em diversos setores da economia nacional, notas fiscais de produtos e serviços passaram a ser registradas eletronicamente e denominadas NF-e e NFS-e, respectivamente. Ao evitar impressões desnecessárias, as notas digitais evitam a derrubada de árvores e reduzem os custos das empresas. Estima-se que cada árvore renda aproximadamente 7.500 folhas de papel A4 (75 g/m2 de gramatura). “Sem contar a influência desse hábito na qualidade do oxigênio, na camada de ozônio e na economia de água e energia que um processo eletrônico permite”. Segundo dados do Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica, o Brasil já deixou de emitir mais de oito bilhões de notas fiscais em papel. Em Campo Bom, estima-se uma economia de 30 milhões de folhas de papel.

INFISC

Empresa gaúcha focada na prestação de serviços de consultoria e na comercialização de produtos de Tecnologia da Informação voltados para o setor público, com ênfase no ambiente municipal, mais especificamente na área Fazendária. A Infisc busca ser reconhecida como uma empresa de Inteligência Fiscal. A Infisc surgiu em julho de 2007 com vasta experiência de sua equipe no setor público e no processo de fiscalização tributária. Atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras aliadas à consultoria especializada em tributos do setor público municipal.

Data de inclusão: 06/10/2014
Fone: () 
Contato: Rogerio
Empresa: #INCorporativa*
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Economia e Finanças][Empresas][Tecnologia]
Este Release foi visto 978 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.