31/01/2014 - 15:47 - #INCorporativa*
Projeto comemora 100 anos de nascimento de Bassano Vaccarini
Projeto comemora 100 anos de nascimento de Bassano Vaccarini - #INCORPORATIVA*

O artista plástico, considerado multimídia por sua pluralidade de atuações e produções, completaria 100 anos em 2014 se estivesse vivo. Para marcar a sua referenciada obra e vida, projeto artístico do seu centenário de nascimento terá lançamento ofic ...

Ribeirão Preto (SP), 31 de janeiro de 2014 – No próximo dia 5 de fevereiro, às 20h30, o Teatro Bassano Vaccarini da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) sediará o lançamento oficial do projeto artístico “100 Anos de Bassano Vaccarini - Artista Multimídia - Revolucionário na Vida e na Arte”. Na ocasião, autoridades, convidados, imprensa e artistas locais vão conhecer o projeto que visa marcar o centenário de nascimento do artista. No local também será entregue aos convidados um calendário de 2014 que foi integralmente produzido com imagens das obras do artista e texto sobre sua história.

Conduzido pela Eclética Produtora de Ideias em parceria com a filha do artista, Daniela Vaccarini, e empresas e instituições parceiras como a Unaerp, o projeto visa apresentar a comunidade local e regional um pouco da história do artista que viveu na cidade durante grande parte de sua vida. “Vamos lançar uma série de atividades em comemoração ao centenário de nascimento do artista plástico Bassano Vaccarini (1914 - 2002), com ações previstas para o segundo semestre de 2014”, apresenta o produtor cultural Fabiano Rangel. As atividades serão realizadas nas cidades de Ribeirão Preto e Altinópolis, interior do Estado de São Paulo.
O projeto “100 Anos de Bassano Vaccarini” está em fase de aprovação pelo ProAC ICMS (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e terá uma intensa programação cultural ao longo de 2014 tais como: elaboração, produção, lançamento e distribuição de um livro de arte que trará um retrato da vida e a obra de Bassano Vaccarini - com previsão de lançamento em agosto, realização de exposições de arte com obras selecionadas do acervo do artista e visitas monitoradas aos principais pontos de concentração de obras públicas de Vaccarini em Ribeirão e Altinópolis. Ainda neste ano haverá a produção e distribuição de um vídeo documentário sobre o centenário. “Pretendemos apresentar ao público da região de Ribeirão Preto e de todo Estado de São Paulo, a grandiosidade da criação deste importante artista plástico, reconhecido internacionalmente”, destaca Rangel.

Na visão da filha de Bassano, Daniela Vaccarini, o principal objetivo do projeto de 100 anos é valorizar e contribuir para a preservação de sua obra e apresentar às novas gerações, bem como ao público de todas as idades, uma significativa mostra do trabalho de um dos mais importantes artistas plásticos do século XX. “Nossa intenção é promover o resgate e difusão de sua obra e trajetória de vida. Enfim, uma justa homenagem a este italiano de alma e coração brasileiro que incluiu a região de Ribeirão Preto e o interior do Estado de São Paulo no circuito mundial das artes plásticas”, analisa.

Sobre o artista plástico
Natural de San Colombano Al Lambro, Itália, Vaccarini chegou ao Brasil em 1946, para compor a equipe do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) como cenógrafo e figurinista. Nos seus 56 anos de Brasil, experimentou várias modalidades: pintura, escultura, cinema e arte-educação, reunindo importante acervo cultural e legando ao país obras de grande porte em praças, prédios públicos e com colecionadores. Realizou mostras na Europa, Japão e Estados Unidos.
Conhecido pelo sotaque italiano e por obras de grande valor cultural, ele viveu durante mais de 50 anos na região de Ribeirão Preto, onde teve expressiva atuação como artista plástico. Participou das Bienais de São Paulo e Veneza e de mais de 100 exposições com suas pinturas e esculturas. Suas obras estão espalhadas por diversos parques e edifícios do Estado de São Paulo, com destaque para o grandioso conjunto de 20 esculturas em cimento localizada na cidade de Altinópolis e uma série de sete painéis em pedra sabão na agência São João, do Banco do Brasil, em São Paulo.

Bassano e sua história com a Unaerp
A Unaerp, uma das apoiadoras do projeto de “100 anos de Bassano”, tem uma rica história com o artista, que começou na década de 60 e durou durante toda sua trajetória na cidade. No ano de 1968, a Universidade passou a contar com genialidade e a arte de Bassano Vaccarini, quando a Escola de Artes de Ribeirão Preto foi incorporada à Universidade num acordo com o professor Electro Bonini (1913-2011), então diretor e depois chanceler da Instituição. A Escola, famosa e conhecida nacionalmente, havia sido fundada em 1957 por Vaccarini e um grupo de amigos artistas e mantinha mestres geniais como Leonardo Berti, Domênico Lazzarini, Pedro Manuel Gismondi e o próprio Bassano.

Estimulado e apoiado pelo professor Electro, com quem confabulava pelas alamedas do campus, o artista foi lançando raízes na Unaerp e gerou frutos que ainda hoje inspiram. Um deles é o Teatro Bassano Vaccarini - inteiramente projetado pelo artista que havia sido contratado pela Instituição, com inteira liberdade para criar e supervisionar a construção e instalação do espaço, além de executar no seu interior e na porta de entrada três esculturas que homenageiam o teatro grego (“Máscaras Gregas”) e enlevam a solidariedade (“Solidariedade Humana”). Além do Teatro, Bassano continuou sua obra na Unaerp, criando uma galeria de arte na biblioteca para abrigar dezenas de obras adquiridas pelo professor Electro que intencionava construir um museu na Universidade.

No centro do campus, há também outra obra monumental de Bassano: a Praça do Cruzeiro, idealizada pelo artista a pedido da professora Cidinha Bonini, esposa do professor Electro, contém uma série composta por uma grande cruz e seis painéis de concreto esculpidos em frente e verso com imagens bíblicas.
A arte de Bassano Vaccarini permeia a história da Unaerp e inspira sensibilidade e criatividade aos que transitam pelo campus. Uma história de amizade e respeito entre o professor Electro e o artista, ambos italianos e apaixonados por artes plásticas, música, cinema e teatro. “Esse gosto pelo belo os uniu e legou à Instituição e à comunidade um patrimônio cultural inestimável, permeado pela sensibilidade de dois visionários movidos por sonhos e pelo apuro estético”, acrescentou a reitora da Unaerp, professora Elmara Lúcia de Oliveira Bonini.

Informações à Imprensa
Serviço: Lançamento oficial do projeto artístico “100 Anos de Bassano Vaccarini - Artista Multimídia - Revolucionário na Vida e na Arte”.
Quando: quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Horário: 20h30
Local: Teatro Bassano Vaccarini – no campus da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) – Av. Costábile Romano, 2201 – Ribeirânia

Verbo Nostro Comunicação Planejada – Tel. (16) 3632-6202/ 3610 8659