11/10/2012 - 15:59 - #Arquivo INCorporativa*
Utam lança filtros de café reutilizáveis
Utam lança filtros de café reutilizáveis - #ARQUIVO INCORPORATIVA*

Empresa com sede fabril em Ribeirão Preto (SP) e Piumhi (MG) coloca no mercado novidade com conceito econômico e sustentável: filtros de coar café que permitem até cinco lavagens e são recicláveis ...

Ribeirão Preto, 11 de outubro de 2012 – A Café Utam acaba de colocar mais uma novidade no mercado. Dando sequência ao projeto de lançamento de novos produtos, dessa vez, a indústria com sede fabril em Ribeirão Preto (SP) e Piumhi (MG), lança o filtro de café com a marca Utam. O produto, que pode ser encontrado em duas versões de tamanho – 102 e 103 – tem um diferencial: ele é reutilizável, podendo ser lavado por cinco vezes.

A inserção no mercado de filtros se deu como incremento do seu portfolio. A intenção é oferecer, dessa forma, um mix completo aos consumidores de café. Além disso, outra preocupação da Café Utam com o lançamento do produto reutilizável é que ele não gere resíduo ao meio ambiente, o que proporciona para os clientes a oportunidade de adquirir um produto sustentável, já que o produto pode ser totalmente reciclado, como os coadores tradicionais.

Outra preocupação que a Utam teve durante o processo de pesquisa de desenvolvimento do produto – que levou cerca de 12 meses – é na qualidade da matéria prima utilizada. Feito em polipropileno ultrafino, o coador extrai o melhor do café, sem deixar passar ou desperdiçar o pó, garantindo um cafezinho fresco e saboroso. “Graças à tecnologia empregada na fabricação do filtro de café, mesmo sendo reutilizado, até a última coagem, o sabor do café permanece o mesmo, garantindo sempre a característica da bebida”, destaca a presidente da Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

A embalagem, desenvolvida pela agência Projeto Integrado, tem um visual atrativo e que utiliza recursos de letra em alto relevo e verniz. Uma novidade da embalagem é que ela traz o sistema de leitura em braile, através do tato, para deficientes visuais, destacando a responsabilidade social da empresa.

A presidente da Utam informa ainda que o lançamento do produto de caráter sustentável vem ao encontro dos valores da empresa – a sustentabilidade é um dos pilares de sua política organizacional. A matéria prima utilizada com fibras plásticas distribuídas aleatoriamente contém microfuros que aceleram a sua degradação no meio ambiente.

Além de serem sustentáveis e reutilizáveis, os novos filtros da Café Utam geram grande economia para os consumidores, pois o valor comercializado do produto é o mesmo do que os convencionais descartáveis. “O nosso filtro é mais econômico que o descartável tradicional, pois ele foi feito para ser reutilizável até cinco vezes, mas não custa mais por isso”, mostra Ana Carolina.

Os produtos podem ser encontrados a partir de outubro de 2012, em todas as regiões de atuação da Café Utam.

CAFÉ UTAM

A Café Utam é uma empresa 100% brasileira, presente no mercado de café há mais de 42 anos. Atende principalmente o mercado atacadista e varejista do interior do estado de São Paulo, vendas institucionais de alto volume para a capital e atende centro e sul do Estado de Minas Gerais, com presença marcante também na capital Belo Horizonte. É uma empresa associada à ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), classificada entre as oito maiores empresas de torrefação do Brasil. É detentora do selo de Pureza ABIC e do selo de qualidade do Programa PQC-ABIC - certificação de grande importância, pois atesta a qualidade na fabricação dos produtos. A certificação é concedida após auditorias periódicas dos produtos e nas plantas industriais de São Paulo e Minas Gerais, com análises sistemáticas de produtos coletados no mercado revendedor, aleatoriamente, por empresas independentes de auditoria contratadas pela ABIC.

Recentemente, a empresa completou 40 anos. Uma das ações comemorativas foi a remodelagem na identidade visual, lançando uma nova campanha de marketing. Fazem parte do portfólio Utam: Café Tradicional, Extraforte, Classic e Gourmet, Capuccinos Tradicional e Light e Café Solúvel e agora os filtros de café.

Valores de sustentabilidade

A Utam tem se movido pelos novos conceitos que permeiam o cenário corporativo global. Um deles é o novo modelo de sustentabilidade que comprova que crescer de forma sustentável é um desafio. Na sua origem, a sustentabilidade era entendida como uma preocupação restrita às questões ambientais, mas esse conceito tem se adaptado às exigências do mundo atual e fica cada vez mais evidente para as empresas a necessidade de solidificar uma estratégia de negócios que integre aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais em suas práticas, bem como desempenhar relações justas de trabalho e efetivos programas sociais, de forma a criar valor diferenciado para diversos públicos.

Atenta a estas diretrizes, a Utam mantém valores de transparência, que começam dentro da própria empresa – como lição de casa - diretamente no relacionamento com colaboradores. A conduta como trata com a própria informação da empresa – sempre primeiro propagada com os funcionários e depois com o meio externo é exemplo disso.

A empresa também trocou recentemente o uso de óleo diesel por gás natural nos processos de torra da fábrica. Além disso, mantém apoio a sérios programas sociais (direcionados para público infantil, adolescentes e idosos) nas cidades onde atua. Em Ribeirão Preto (SP) já apoiou a APAE, o Hospital Francisco de Assis, Prefeitura Municipal, o Projeto Nadando na Frente, Dia do Vovô do SESI, as ações anuais dos Chefs Solidários.

Em Piumhi - MG, a empresa apoia e contribui para a manutenção de três programas (Lar Vovó Ana, programa para crianças abandonadas e com problemas na estrutura familiar, programa de educação para adolescentes com dependência química, além de recentemente ter atuado diretamente na construção de um centro de convivência para idosos do Asilo São Vicente de Paula, o Centro de Convivência Vovô Julio).

Verbo Nostro Comunicação Planejada
Telefone: (16) 3632-6202
Jornalistas: Andréa Berzotti (16) 9138-6185, Luciana Grilli (16) 9152-2707 e Valter Jossi Wagner (16) 9152-2700
Estagiário: Leandro Martins