22/08/2012 - 15:04 - #Mac Comunicação e Marketing
Azulejos de Itu contam a história do nascimento do Brasil República
Azulejos de Itu contam a história do nascimento do Brasil República - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Até 31 de agosto, quem quiser conhecer um extraordinário episódio da história do Brasil, poderá conferir uma coleção de obras de arte, com 22 painéis, retratados nos azulejos que enriquecem o saguão de entrada do Museu Republicano de Itu, expostos no Espaço Cultural DDI, no segundo andar do prédio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na capital paulista.
A exposição, que tem apoio do Governo do Estado, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac-ICMS ), poderá ser visitada, com entrada gratuita, todos os dias, exceto sábados e domingos, das 9 às 19 horas, na Av. Pedro Álvares Cabral, 201, no Ibirapuera, sede do Legislativo de São Paulo.
A mostra é coordenada pelo pesquisador e documentarista José Antonio Barros Freire, para quem “um dos objetivos da exposição é homenagear Afonso de Taunay, um dos maiores historiadores do País, e idealizador do revestimento das paredes do Museu Republicano “Convenção de Itu”, que pertence à USP, com as obras de arte dos azulejos, pintados a mão, que retratam diversos aspectos culturais e históricos da cidade de Itu, no interior de São Paulo”.
Conhecido pelo seu principal trabalho, “Os Monumentos de São Paulo”, Barros Freire já desenvolveu inúmeros projetos culturais e históricos em DVD para diversas cidades, como Itu, Salto, Porto Feliz e, agora, realiza a produção do documentário sobre a História de Sorocaba, através de um passeio pelo acervo do Museu Sorocabano, com ênfase no ciclo do tropeirismo.
A mostra dos Azulejos de Itu, uma exposição itinerante, terá novo endereço, até o final de setembro, no Museu Paulista (Museu do Ipiranga) e depois poderá ser requisitada por outras entidades ou prefeituras para divulgar essa obra que retrata detalhes da vida dos paulistas durante os séculos 18 e 19.
A exposição, não só divulga registros iconográficos, nem sempre conhecidos ou lembrados pelas novas gerações, como, também, mostra cenas e personagens da História que fazem parte da memória nacional, pois se referem ao movimento bandeirantista. Além disso registra a participação de ituanos e paulistas no processo da independência e na construção do estado republicano.

Participação de notáveis historiadores

Além do documentarista Barros Freire, uma consagrada equipe é responsável pela realização da exposição. O delicado traço em bico de pena da fachada do Museu na quarta capa do catálogo de apresentação, é do famoso artista Tom Maia. Trabalhos fotográficos são de autoria de Hélio Nobre, José Rosael, Irit Tommazini e Deborah Dubner. Os textos são da professora Cecília Helena Salles Oliveira e professor Paulo César Garcez Marins, ambos da USP. A curadoria é do Secretario da Cultura de Itu, professor Jonas Soares de Souza e o projeto do arquiteto Carlos Angelo Gama Chuva . Domitila Gonzalez e Rodrigo Ishihara fizeram a produção do livreto.
O convite para a exposição é do Superintendente do Patrimônio Cultural da Assembleia Legislativa, embaixador Emanuel von Lauenstein Massarani.
Data de inclusão: 22/08/2012
Fone: (11) 5521-3483